Treinamento e desenvolvimento
Resumo:
Sobre TD&E (Treinamento, Desenvolvimento e Educação) podemos verificar que ela é formamda por três conceitos distintos. Vargas e Abbad (2006) fizeram uma análise desses 03 conceitos, incluindo, também, os conceitos de “informação” e “instrução”. Segundo as autoras, esses cinco conceitos abrangem as diferentes ações de aprendizagem que ocorrem nos ambientes organizacionais. Nota-se que atualmente os estudos e pesquisas sobre TD&E tem crescido devido a grande competitividade entres as organizações vindas de funcionários altamente eficientes e eficazes.
A demanda por TD&E não se restringe somente as grandes organizações mas também as empresas de pequeno e médio porte, apesar de exigir para alguns um investimento mais alto em treinamento, dificultando assim promover ações de TD&E em empresas de pequeno porte. Para que o investimento surta efeito para as organizações e necessário que ele seja feito de forma correta, seguindo as orientações passadas pela literatura da área.
Nota-se que um problema que se torna comum a todos os tipos de empresa é que elas não se preocupam em realizar corretamente uma avaliação de necessidades de treinamneto (ANT) quando se trata de treinamento de pessoal.
Borges-Andrade e Lima (1983) lembram que existem inúmeras razões para se realizar uma avaliação de necessidade de treinamento:
• Ela pode servir como instrumento para mostrar sua importância aos planejadores e instrutores;
• Compromente, psicológicamente e politicamente os influenciadores das organizações;
• Compara desempenhos no percorrer do treinamento;
• É sensível aos problemas de estrutura e clima organizacional.
Antigamente se utilizavam muitos pacotes prontos de treinamentos com cardápios com cursos que os empregados gostariam de realizar, porém não há aderência entre as ações de TD&E e os resultados esperados pelas