Treinamento e desenvolvimento
(11) 9952-0803
Indicadores para Avaliar
Resultados de Treinamento
PÁGINA
2
INDICADORES PARA AVALIAR RESULTADOS DE
TREINAMENTO
Para avaliar os resultados de um determinado treinamento, é preciso identificar pelo menos um indicador. Por exemplo: Se o treinamento for sobre Segurança, o indicador poderá ser: nº de acidentes ocorridos antes e depois do treinamento. Se o treinamento for sobre qualidade, o indicador poderá ser: nº de não conformidades, ou nº de reclamações antes e depois do treinamento.
Sebastião Guimarães:
Consultor com cursos de especialização em
Qualidade Total pela The
George Washington
University.
É professor do curso de pós-graduação da
Universidade São Judas "Gestão pela Qualidade em Alimentos" e professor convidado da
Fea/Unicamp. Foi chefe de treinamento da
Mercedes Benz e gerente do programa - Qualidade
Total do Sebrae/SP
Para encontrar estes indicadores, antes de desenvolver um determinado treinamento, mostre o programa ao gestor dos treinandos e aos treinandos e pergunte a eles o seguinte: que evidências objetivas precisamos ter para provar que este treinamento será eficiente e eficaz?
A resposta, com frequência, será correta. Mas, se o gestor e os treinandos não souberem responder, meu conselho é só um: Não desenvolva o treinamento.
Atualmente, as grandes consultorias internacionais já catalogaram mais de 700 indicadores para mensurar os resultados de treinamento. Mas, é conveniente lembrar a questão da objetividade. Vale mais utilizar poucos indicadores, mas que sejam os mais precisos possíveis. Veja, a título de exemplo, alguns indicadores:
guimaraes@tgtreinamento.com.br
FATURAMENTO PER CAPITA
2.
RBC—RELAÇÃO BENEFÍCIO—CUSTO
3.
REMUNERAÇÃO TOTAL / FATURAMENTO
4.
E-mail:
1.
CUSTO SAÚDE
5.
DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO
6.
HORAS TREINAMENTO
7.