Treinamento e desenvolvimento
O atleta nasce com uma pré disposição a um dado esporte, mas o que o faz campeão é sua pre disposição a ultrapassar barreiras e vencer desafios. Em nossa carreira as coisas não acontecem de forma diferente. Nossa capacidade em superar obstáculos e desafios superam nossa habilidade técnica para algo.
Pois bem, vamos fazer um comparativo com o Atleta de Ginastica Olímpica Diego Hypolito que deu uma entrevista que particularmente me comoveu. Ele tinha acabado de ser desclassificado do campeonato onde passou anos treinando, e sua preocupação maior era com as pessoas que tinham acreditado nele:
-Desculpa mesmo. Cai. Mais uma vez numa Olimpíada eu saio caído…
- Está todo mundo ai. Minha mãe, meu pai. Eles vieram aqui fazer a maior festa e eu acabei com a festa mais uma vez…
-Eu só posso pedir desculpas pelo meu fracasso, mais uma vez…
Enquanto todo mundo pode estar pensando, estão vendo? O que adianta passar horas e horas, anos e anos treinando para ter esse fim?
Eu penso que esse desabafo pode retratar o comprometimento de uma pessoa nao somente com ela mesmo e sim com todas as pessoas que fazem parte de sua historia.
Trazendo para uma relação com o mercado de trabalho. Muitas vezes pessoas, empresas investem em nós criando uma expectativa de vitorias para nossa carreira, e nós com uma mentalidade individualista, pensamos somente nos nossos desejos, nossas vontades e nossos caprichos, dando um dane-se para o restante.
O treinamento precisa estar vivo em nossa trajetória profissional, pois é ele que vai trazer oxigênio para nossas vitorias e conquistas. Precisamos utilizar essa ferramenta para nos potencializar e também para nos fazer refletir que outras pessoas também acreditam em nosso potencial e que nao podemos fechar os olhos a essa