Treinamento e desenvolvimento
Gerenciamento da Qualidade Total
Prof.: João Luiz Borges de Araújo
Aluna: Graziela Amélia Lopes
Lendo o texto, em anexo, acredito que seria difícil construirmos grandes empresas sem implantarmos a Gestão da Qualidade Total. Vive-se hoje o cenário da busca incessante pela Qualidade Total, em todos os tipos de organização, seja de produtos e serviços, sobrevivência e competitividade. O que o mercado exige as empresa tem que atender.
Influenciada pelo mercado mundial, principalmente pelas idéias originadas no Japão por Deming, Juran e Ishikawa, onde numa organização todos deveriam se preocupar primeiramente com tudo, ou seja, todos deveriam estar envolvidos irrestritamente sobre qualquer nível de erro e defeito. A Petrobras, precursora no assunto Qualidade no Brasil, não conseguiria atender as expectativas mercadológicas se não aplicasse as ferramentas da Qualidade Total, como fizeram diversas empresas no mercado mundial. Sendo assim várias empresas prestadoras de serviços, fornecedores, clientes internos e externos tiveram que se reestruturar e implantar as ferramentas da qualidade.
Com a percepção do governo ao “Movimento Qualidade Total” criou-se o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, chegando mais tarde a ISO 9000 fundou-se o Programa Nacional da Qualidade, gerando uma metodologia de avaliação da qualidade no país.
Esse “Movimento” fez com que várias empresas se reformulassem, surgissem profissionais, consultores mais qualificados para a busca desta certificação. Na verdade houve uma grande transformação nas empresas brasileiras e esse é o propósito da Qualidade Total. Não é realizar uma mudança apenas é transformar a organização e fazer que com que ela se torne competitiva e tenha excelência no que está oferecendo ao seu cliente.
É necessário ressaltar que a implantação da Qualidade Total não faz parte de um único setor da empresa, porém atinge todos os ramos internos e externos que a empresa atua. A