Treinamento e desenvolvimento
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Gestão de Recursos Humanos – Prática Módulo I
23/06/2012
1. Tema
Este plano pretende discutir questões sobre Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas, destacando sua evolução e as mudanças ocorridas no antigo setor de recursos humanos das empresas. Mudança que não se resume na sua ampliação ou sofisticação, mas sim de uma evolução do gerenciamento de pessoal.
2. Objetivos
* Transmitir informações aumentando o conhecimento das pessoas.
* Desenvolvimento de habilidades e destrezas.
* Habilitar as pessoas para a execução e operação de tarefas.
* Desenvolvimento de atitudes ou modificação de comportamentos.
* Conscientização das relações e melhoria da sensibilidade com as pessoas.
* Desenvolvimento de conceitos, elevando o nível de sugestões:
* Desenvolver idéias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos.
3. Introdução
O conceito de treinamento pode apresentar diferentes significados. No passado, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Mais recentemente, o conceito foi ampliado, considerando-se o treinamento como um meio para alavancar o desempenho no cargo.
Nesses termos, o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente.
A busca de desenvolvimento mútuo e continuado entre organizações e pessoas é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes da moderna gestão de pessoas. A legitimidade da área está fortemente vinculada a sua capacidade de desenvolver pessoas – a única forma de ultrapassar os obstáculos que se colocam para o futuro