Treinamento e desenvolvimento para empresas que aprendem
As pedagogas Onízia de Fátima Assunção Vieira e Tomasina Canabrava lançaram o livro Treinamento e Desenvolvimento para Empresas que Aprendem, registrando na obra reflexões conceituais e sugestões operacionais para gestores e profissionais que atuam com Treinamento e Desenvolvimento - T&D.
Motivadas por sua larga experiência na área e pelo fato de o capital intelectual de uma empresa ser reconhecido hoje como elemento fundamental para sobrevivência e o sucesso das organizações, as autoras sugerem referenciais que apóiem o diagnóstico, o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção da área de T&D nas empresas.
O foco é direcionado aos “facilitadores”, termo que, para as autoras, identificam os gerentes e técnicos que atuam na área de educação e treinamento das empresas. O facilitador de T&D é “um profissional que deve buscar, na visão e na missão da organização, elementos que irão provocar a compreensão das necessidades de promover mudanças rápidas nas atividades de implementação ou desenvolvimento inseridas no Plano de Treinamento”.
São abordados temas que explicitam as bases teórico-conceituais que sustentam a obra. Assim, são tratados: o papel da educação; as origens do treinamento profissional no Brasil; a visão do profissional nas mais conhecidas escolas organizacionais – de Taylor aos contemporâneos; os fundamentos e algumas aplicações da Andragogia em T&D e, também, questões relativas a educação e aprendizagem organizacional neste século. Adotam-se, para os processos de T&D, os quatro pilares da educação, sugeridos pelo Relatório Delors - documento elaborado por iniciativa da Unesco sobre a educação para o século XXI – e que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto.
Privilegia o sistema de T&D, sua filosofia, política, gestão e operacionalização,