treinamento handebol
Segundo Zakharov (2003), o esporte faz parte da cultura da sociedade termo esporte, pode ser definido como parte da cultura da sociedade cuja essência representa a atividade orientada para a obtenção da vitória, é realizada nas competições e levada a cabo dentro do sistema de preparação especial. A preparação do atleta se dá por meio do treinamento sistematizado, assim a preparação do desportista representa o sistema de utilização orientada de todo o complexo de fatores que condicionam a obtenção dos objetivos da atividade desportiva.
Matveev (1996), afirma que a preparação desportiva caracteriza-se pela tendência ao constante processo de evolução, ou seja, a manipulação das regras de desenvolvimento em direção aos limites, desenvolvendo plenamente as potencialidades funcionais do desportista, superando o estado inicial das capacidades biomotoras e psíquicas, de modo que os esforços sejam dirigidos à aquisição e aperfeiçoamento das potencialidades individuais dos êxitos desportivos.
Para Verkhoshanski (1998), a preparação de um atleta é um processo multifacetado, caracterizado por conteúdos e formas de organização específica que o transformam em um conjunto também específico de ações sobre a personalidade, sobre o estado funcional e sobre a saúde do atleta, dirigindo a sua preparação multifacetada e, em particular, à aquisição de uma ampla bagagem de conhecimentos, habilidades e capacidades especiais, ao aumento da capacidade de trabalho do seu organismo e a assimilação da técnica dos exercícios esportivos e da arte de competir. A maestria desportiva é, sobretudo uma arte do movimento para a qual a preparação do atleta é realizada, sobre a base e durante todo o processo de uma atividade física especializada.
Portanto, o seu aumento é determinado e, simultaneamente, limitado pelas possibilidades físicas do organismo, derivando-se que os princípios metodológicos do treinamento, além da orientação educativa, devem exprimir também as bases