TREINAMENTO FUNCIONAL E PILATES APLICADO NA CAPOEIRA
“ FABIANO CHOKITO ”
FACULDADE DOS GUARARAPES
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNO: ALESSANDRO DE LIRA GOMES
Nº MATRÍCULA: 201301720
PERÍODO/TURNO: 3º MA
O TREINAMENTO FUNCIONAL...
A palavra função, ligada ao Treinamento Funcional, quando associada à capoeira, tem o objetivo de proporcionar transferências de ganhos dos exercícios funcionais, também chamados de exercícios inteligentes, para o desenvolvimento das habilidades ligadas à capoeira. Ou seja, uma preparação física por meio de uma modalidade que considera a especificidade de cada esporte ou arte, incluindo a capoeira, e desenvolve o corpo integralmente. Grande parte dos exercícios convencionais das academias não supre a real necessidade do corpo humano. Estimulam os grupamentos musculares isoladamente, dificultando a transferência do ganho de força, coordenação, equilíbrio e velocidade para o capoeirista.
Treinamento é o conjunto de exercícios com o objetivo de melhorar as habilidades, e “funcional” se relaciona com a função do movimento. E o que isso tem a ver com a capoeira? Tudo! No desenvolvimento de um bom jogo de capoeira é preciso integrar diversas valências físicas: equilíbrio, força, tempo de reação, flexibilidade, agilidade, velocidade e principalmente a capacidade de utilizar todas estas habilidades dentro da necessidade de cada tipo de jogo e toque do berimbau.
O Treinamento Funcional utiliza diversos acessórios que podem ocupar pequenos espaços e serem utilizados nas escolas e academias de capoeira com eficiência. Exercícios que simulam movimentos utilizados nos golpes da capoeira podem ser realizados com elásticos específicos, desenvolvendo força com velocidade, aumentando a potência dos golpes. As plataformas instáveis são acessórios que estimulam movimentos e acionam músculos estabilizadores e mais profundos do corpo humano, principalmente os da região central do corpo. O conjunto desses 29 pares de