Treinamento fluxograma
Aula 5 “ O poder da ideologia e as relações sociais” Reflexões sobre o pensamento ideológico e o Serviço Social
OBJETIVOS DA AULA
Compreender a importância da ideologia para as relações sociais; Identificar as características do trabalho profissional; Estimular para o estudo e a ampliação do conhecimento.
IDEOLOGIA
Define‐se como ideologia o sistema de idéias que dá fundamento a uma doutrina política ou social, adotada por um partido ou grupo humano. Foi Karl Marx quem formulou a mais completa teoria sobre a origem e o papel da ideologia nas diversas formas de organização social. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
“Ideologia.... Eu quero uma pra viver!” Cazuza
1
25/3/2013
PARA MARX
Ideologia é um conjunto de idéias e conceitos que corresponde aos interesses de uma classe social, embora não obrigatoriamente professado por todos seus membros. Há uma ideologia da burguesia, como há uma ideologia do proletariado. A ideologia de certa classe decorre da posição que ela ocupa num modo de produção historicamente determinado.
MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA MADURO E A SUA IDEOLOGIA
VÍDEO
Ideologia
AINDA SEGUNDO MARX...
O acervo ideológico de uma sociedade constitui a SUPERESTRUTURA, que é condicionada pela realidade material. Assim, a filosofia, a arte, o direito, a política e a religião são formas de ideologia, pois se manifestam segundo os interesses específicos das classes sociais em que se constituem.
INFRA‐ESTRUTURA
A ideologia também atua sobre a realidade socioeconômica, modificando‐a, num processo de reciprocidade.
SUPERESTRUTURA
2
25/3/2013
SUPERESTRUTURA
É PARA PENSAR....
A ideologia é a justificação das posições sociais. Nesse sentido, a ideologia conta com a participação e colaboração da filosofia, da literatura, das ciências, do direito etc. A realidade é transformada