Fluxograma
Segundo o dicionário Michelins é:
1º- Diagrama para representação de um algoritmo
2º- Representação gráfica, por símbolo especial, da definição, analise ou método de solução de um problema. Todo fluxograma deve possuir uma sintaxe e uma semântica bem – definidas. A sintaxe de um fluxograma é definida pela forma correta de empregar seus elementos os quais são:
-Símbolos gráficos específicos;
-expressões admissíveis a serem escritas no interior dos símbolos;
-Sub-rotinas predefinidas que podem ser utilizadas nas expressões. (Furlan de Sousa. M. A. Algoritmos e a lógica de programação, Cengage learning,2011)
Fluxograma é a representação gráfica de um processo ou procedimento. Facilitando muito a compreensão, um fluxograma é extremamente útil em treinamentos e discussões. Fazer e deixar o fluxograma sempre acessível aos envolvidos no processo ou procedimento é um passo certo para a melhoria contínua. Entre as técnicas de representação gráfica, a mais usada pelo analista sistema, organização e métodos é a do fluxograma. O fluxograma de processo, segundo Campos (1992), é fundamental para a padronização e posterior entendimento do processo. Ele facilita a visualização ou identificação dos produtos produzidos, dos clientes e fornecedores internos e externos do processo, das funções, das responsabilidades e dos pontos críticos.
É importante nesta fase, segundo Ostrenga et al. (1993), a verificação da multiplicidade de caminhos no fluxo de trabalho. Se todo o trabalho não flui exatamente através do mesmo. Caminho é importante documentar os pontos nos quais ele pode se dividir. Também é importante documentar a porcentagem de trabalho que flui através de cada caminho. Um fluxograma traça o fluxo de informação, pessoas, equipamentos, ou materiais através das várias partes do processo. Fluxogramas são traçados com caixas contendo uma breve descrição do processo e com linhas e setas que mostram a sequencia de atividades. O retângulo é a usual