Treinamento em Circuito
1. Introdução 2
1.1. Objetivo 3
2. Conceituação 4
2.1. Hierarquização x Periodização 4
3. Aplicação 5
3.1. Influência das faixas etárias 6
3.2 Regressão do rendimento 6
4. Justificativa 7
5. Exemplificação 7
6. Conclusão 9
7. Referências bibliográficas 10
1. Introdução
O planejamento de um treinamento é uma estratégia que vem se mostrando muito eficiente se utilizada de maneira coerente ao longo de um programa. “O planejamento é a arte de empregar a ciência na estruturação de programas de treinamento.” (BOMPA, 2002, p.158)
Esse processo, que une os conhecimentos científicos e metodológicos, ajuda o treinador na busca por um alto nível de rendimento de seu atleta. Se bem feito o planejamento leva o treinador e o atleta ao objetivo pré-estabelecido, como um desempenho ideal. “Um plano bem estruturado fornece direção, sentido e alvo para o que deve ser realizado.” (BOMPA, 2002, p.158)
É importante também que para estabelecer objetivos e traçar um planejamento de treinamento, o treinador considere aspectos relevantes, como o potencial do atleta e seu desenvolvimento, ou seja, o que ele é capaz de fazer e onde ele é capaz de chegar, além da estrutura que se tem disponível para os treinos.
Nesse âmbito de planejamento de treinamento e análise de fatores relevantes, aparece como forma de somar esforços e maximizar resultados a hierarquização do treinamento, processo que veremos com mais detalhamento a seguir.
1.1. Objetivo
O trabalho tem como objetivo conceituar o termo hierarquização, justificando a sua utilização, bem como mostrar exemplos de sua aplicação nos desportos categorizados em grupos, já vistos pela turma. Possibilitando uma compreensão maior do termo e sua utilização em planejamentos futuros.
2. Conceituação
Na busca pela conceituação do termo