Treinamento andragogia
1.1 Processos de aprendizagem auto-orientada para adultos
O conceito de aprendizagem auto-orientada é um dos mais utilizados no campo da educação/formação de adultos. As primeiras abordagens a este conceito resultaram do interesse crescente nas tendências humanistas, que defendiam a importância da experiência no processo de aprendizagem.
Embora não usando o termo “Aprendizagem auto-orientada”, Allen Tough desempenhou papel de relevo na enfatização do elevado número de situações e experiências de auto-planejamento e aprendizagem realizadas pelos adultos durante a suas vidas.
As primeiras referências a esta temática devem-se a Malcom Knowles enquanto pioneiro na condução desta investigação. No sentido lato, a aprendizagem auto-orientada - inserida num contexto formal - descreve o processo no qual cada indivíduo toma a iniciativa, em como, com ou sem ajuda de outros, diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, formular os seus objetivos de aprendizagem, selecionar os recursos didáticos mais adequados, escolher e implementar as estratégias mais adequadas aos seus objetivos e, finalmente, avaliar os resultados.
1.2 Andragogia
Para clarificar esta evolução histórica, é importante conhecer a origem etimológica da palavra
Andragogia. Andragogia significa literalmente “A arte e ciência de ensinar homens”. Etimologicamente: andros, de homem e agogus, de educação.
A Andragogia é assim, um caminho educacional que procura compreender o adulto, sobre todos os componentes humanos, permitindo-lhe decidir como um ente psicológico, biológico e social. Procura promover a aprendizagem através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a sua assimilação.
Considerando, portanto, que o aprendiz adulto interage diferentemente da criança na relação educacional, as premissas pedagógicas mencionadas anteriormente, devem ser substituídas pelas
Andragógicas nos