Trefilação de fios elétricos
INTRODUÇÃO O processo de fabricação a ser utilizado é um importante objeto de estudo dentro de uma organização. Pois, com a escolha correta da maneira de se fazer o processo, custos podem ser abatidos, eficiência pode ser aumentada, assim como a produtividade, e, conseqüentemente, a lucratividade da empresa. Neste contexto, a trefilação aparece como um importante processo de fabricação, sendo utilizado em variados ramos de atividade e será tema deste estudo sendo apresentados conceitos, exemplos práticos e maquinário utilizado no processo como um todo.
Trefilação Na produção de fios elétricos, a trefilagem é o principal processo, trata-se da conformação plástica que se realiza pela operação de conduzir um fio através de uma ferramenta (fieira), que resultará em uma redução da secção transversal e respectivo aumento no comprimento do material.
Processos: A primeira parte do processo da fabricação de fios elétricos se inicia por um desbobinador, onde o vergalhão é desenrolado e passa assim para a trefila, onde há uma redução da secção transversal (pré-determinada) e respectivo aumento no comprimento do fio. Após a trefilagem o fio passa para um recozedor, onde se mantém a ductibilidade do material, evitando assim o aumento de sua resistência e redução da conformabilidade. Enfim, o fio passa por uma máquina bobinadeira, a qual enrola o fio em vergalhôes.
Foi realizada uma pesquisa com a Industria Brasileira de Metais (IBRAME), para a obtenção de matéria prima para fabricação de fios elétricos. Após conversa decidiu-se pela obtenção dos paletes nas seguintes especificações:
Paletes de 4 toneladas
Transporte: Cargas de 25 toneladas
Pedidos mensais: 3 Cargas de 25 Toneladas
Total = 75 Toneladas
Maquinário necessário para a produção:
Desbobinador
Operação continua através de solda