traf
17.1. Extrusão
Nesse processo de conformação mecânica, um bloco de metal é forçado a passar através do orifício de uma matriz sob alta pressão, de modo a provocar a redução de sua secção transversal. Por esse processo são fabricados barras cilíndricas, tubos e materiais com formas de secção transversal irregular (nesse caso, somente para materiais mais facilmente extrusáveis, como o alumínio). A figura1 mostra os dois processos fundamentais da extrusão, o processo direto e o indireto. A extrusão é um processo realizado geralmente a quente.
O processo de extrusão a frio tem sido atualmente muito aplicado na indústria. Existem diversos métodos e, a figura seguinte(1) mostra os mais comumente utilizados. Materiais como o aço-carbono SAE 1020 (0,20% de Carbono na composição) são muito fáceis de extrudar a frio. A indústria automobilística utiliza esse processo na fabricação de invólucros de velas de ignição, capas de juntas esféricas, pinos de pistões, porcas de rodas, etc..
A extrusão a frio tem progredido rapidamente e já existem técnicas para extrudar a frio materiais mais difíceis, como o aço (inclusive o inoxidável), ligas de alumínio, cobre, chumbo e magnésio. Na extrusão à frio são utilizadas, geralmente, prensas verticais mecânicas, mas para peças maiores, já estão sendo empregadas prensas hidráulicas.
Na fabricação de produtos plásticos e de borracha, além da injeção, sopro e termoformagem, tem-se utilizado muito a extrusão. Utilizando-se da extrusão, fabricam-se sacos de lixo, tubos, mangueiras, etc.. Nessas indústrias, as extrusoras são divididas em dois grupos, as que processam produtos encaminhados para reciclagem e as que