TRBALHO DE CIENCIAS
Existe na atmosfera, porém se ultrapassado um certo limite pode tornar-se asfixiante e ocasionar a morte em pouco tempo.
Ele deprende-se dos vulcões, das fendas de certas cavernas, de algumas fontes de águas minerais e da queima de qualquer material combustível.
Em seu estado gasoso serve para o preparo de soluções carbônicas, é usado para a produção de gelo seco, e extinção de incêndios, também esta presente em bebidas efervecentes, em que é dissolvido sob pressão.
Atualmente é um dos grandes problemas da sociedade moderna em função da queima de combustíveis fósseis em excesso, aumentando a sua concentração na atmosfera, considerando-se que uma de suas propriedades é reter calor, logo mais gás, mais retenção de calor, logo aquecimento da atmosfera ou aquecimento global.
O dióxido de carbono (também conhecido como anidrido carbónico (português europeu) ou anidrido carbônico (português brasileiro) e gás carbónico (português europeu) ou gás carbônico (português brasileiro)) é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. O dióxido de carbono foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754.
Estruturalmente o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar. Por isso as atracções intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás. Daí o seu nome comercial gás carbônico. Esse gás é exalado dos seres humanos e dos animais e é aceitado pelas plantas.
Índice [esconder]
1 Importância
2 Dióxido de carbono - efeito no Ser humano
3 Aplicações
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
Importância[editar | editar código-fonte]
O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os