Sentido do Trabalho
OS SENTIDOS DO TRABALHO
ANDRESSA D. BOTTON
HÉLLEN C. PAULETTI
MAICKSON DE OLIVEIRA
TAÍZ R. MORAS
Engenharia Química
Psicologia e Relações de Trabalho
Chapecó – SC, Março. 2014
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Área: Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Psicologia e Relações de Trabalho
Professora: Roberto Deitos
OS SENTIDOS DO TRBALHO
ANDRESSA D. BOTTON
HÉLLEN C. PAULETTI
MAICKSON DE OLIVEIRA
TAÍZ R. MORAS
Chapecó – SC, Março. 2014
INTRODUÇÃO
Vivemos numa era de rápidas transformações e cada vez elas nos afetam de maneira mais impactante. Segundo MORIN (2001), “novas formas de organizações aparecem, e a natureza se modifica”. Empregos desaparecem ou uns trabalham pouco enquanto outros de forma excessiva, novas tecnologias e formas inovadoras de trabalhos surgem e assim por diante.
Como parte fundamental da existência do homem está o trabalho, parte da sua razão de viver. O trabalho se mostra historicamente desde a época de caçadores, fazendeiros, artesões até os dias de hoje com as mais diversas profissões presentes, mostrando que o trabalho conserva um lugar importante na sociedade.
Trabalho e realização humana, portanto, estão intrinsecamente relacionados, e essa relação é tão antiga quanto a história da humanidade, pois o trabalho, enquanto ação transformadora do homem sobre a natureza, está presente desde as sociedades primitivas até as sociedades industrializadas e informatizadas de hoje. No fundo, é isto o que o homem faz desde o início: relaciona-se com a natureza, domina-a, tenta tirar dela proveito, para perpetuar a sua existência (ARAÚJO, 2007).
O trabalho tem lugar importante na vida do homem e o mesmo, na maioria dos casos, não ficaria sem trabalhar para poder assim se relacionar também com outras pessoas, além de