Didática do ensino superior
Tendo em vista essa multiplicidade de funções e as mudanças que vem ocorrendo no mundo, assim, como das alterações nos campos das diversas ciências, inclusive da educação, elas também levam à necessidade de focar em uma formação/capacitação de qualidade destinada aos professores universitários, a fim de melhor realizarem suas funções primordiais, ministrar boas aulas.
Ao professor universitário não cabe mais se colocar como personagem central do processo de ensino-aprendizagem, melhor dizendo, apenas de ensino, com a mera tarefa de transmitir informações. Atualmente, ao professor cabe o papel de ser um mediador do trbalho educativo, no qual se faz necessário construir habilidades pedagógicas suficientes para tornar o aprendizado mais eficaz, além de um bom nível de conhecimentosda área em que pretende lecionar.
A formação pedagógica dos professores universitários surge, assim, com o importante papel de capacitar tais profissionais para essa prática fundada nos usos de recursos inovadores de maneira eficaz.
Ataulamente, nos deparamos com diversos significados para Didática. Para Masseto (1997), o termo refere-se a "um estudo do processo ensino-aprendizagem em sala de aula e de seus resultados". Outro teórico, Libâneo (1994, p.54), enfatiza que "quando os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens através da direção deliberada e planejada de ensino, ao contrário das formas de intervenção mais ou menos espontâneas de antes", ocorre o que chama de uma realidade didática conteporânea.
No início do século XX, surgem diversos movimentos de reforma escolar,