Tração
Tração
Sumário
1. Introdução 2
2. Desenvolvimento Teórico / Experimental 2
2.1. Teórico 2
2.2. Experimental 2
3. Resultados obtidos 4
4. Conclusão 5
1. Introdução
Tanto o superdimensionamento como o subdimensionamento de produtos podem trazer consequências graves: o primeiro porque gera desperdício de material, maior consumo de energia e baixo desempenho; o segundo porque o produto vai falhar e, além do prejuízo, pode causar sérios acidentes, com danos irreparáveis.
Essas considerações servem para ilustrar o quanto é importante conhecer a resistência dos materiais, que pode ser avaliada pela realização de ensaios mecânicos. O ensaio mecânico mais importante para a determinação da resistência dos materiais é o ensaio de tração.
2. Desenvolvimento Teórico / Experimental
2.1. Teórico
As propriedades mecânicas constituem uma das características mais importantes dos metais em suas várias aplicações na engenharia, visto que o projeto e a fabricação de produtos se baseiam principalmente no comportamento destas propriedades.
A determinação das propriedades mecânicas dos materiais é obtida por meio de ensaios mecânicos, realizados no próprio produto ou em corpos de prova de dimensões e formas especificadas, segundo procedimentos padronizados por normas brasileiras e estrangeiras.
O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria máquina de ensaio.
No ensaio de tração o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe.
2.2. Experimental
No laboratório, foram realizados os seguintes procedimentos experimentais:
1 - Desenvolvido duas amostras sendo uma de