tração
Consiste na aplicação de carga de tração em um corpo ate a sua ruptura. Trata-se de um ensaio muito utilizado nas indústrias de componentes mecânicos, pois esse método fornece muitas informações uteis sobre as características mecânicas dos materiais.
Com este tipo de ensaio, podemos afirmar que as deformações que o material recebe é uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, este ensaio pode também medir satisfatoriamente a resistência dos materiais.
A uniformidade acaba quando o material recebe a carga máxima que ele pode aguentar, com isto acontece um fenômeno chamado de estricção ou diminuição da secção da proveta. A ruptura sempre vai acontece ma região mais estreita do material.
A precisão deste ensaio depende da precisão dos aparelhos. Caso esse ensaio Mao seja bem conduzido, grandes erros poderão acontecer.
OBJETIVO
Com os dados coletados na curva é possível fazer uma análise preliminar da adequação do material a um projeto, determinando entre outras coisas qual o grau de deformação dado certo esforço estrutural a resistência e a tensão de ruptura do dispositivo projetado. Ou seja, aprende a determinar as características de um material para que em projetos futuros possa fazer a melhor opção.
Fornece a indicação da rigidez do material, essa rigidez também conhecido como modulo de elasticidade, mais um tópico muito importante. Podemos verificar qual será o tamanho final do material, tendo assim o seu alongamento final, podendo calcular a porcentagem de redução de área.
MATERIAIS UTILIZADOS
Máquina de tração (considerar todos os dispositivos de fixação dos corpos-de-prova).
Relógio comparador.
Paquímetro.
Corpo-de-prova (ou de alumínio ou de aço).
Material para apontamentos (caneta e papel);
RESULTADOS
Teste de tração