travelers
Embalagens
Utensílios
domésticos
Eletrodomésticos
Automóveis Indústria de brinquedos
Material de consumo em geral
Peças diversas para indústria mecânica, elétrica, química,…
Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido e transparente; também pode ser considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência. É também chamado vidro acrílico.
O nome químico desse polímero sintético é poli(metil-2-metilpropenoato). Seu monômero é o éster metil propenoato de metila. Desenvolvido em 1928 em vários laboratórios, surgiu no mercado em 1933 através da empresa alemã Rohm and Haas (GmbH & Co. KG).
Um dos fatos que contribuiu para a popularização do acrílico é por ele ser um polímero do tipo termoplástico, com reciclagem viável em termos econômicos. Isso porque os termofixos, diferente dos termoplásticos, só têm reciclagem possível por meios químicos a um custo altíssimo, ou seja não é economicamente viável. Portanto,ninguém recicla os termofixos.
Este termoplástico é transparente e é comumente chamado de vidro acrílico ou simplesmente acrílico. O material foi desenvolvido em 1928 em vários laboratórios e foi trazido para o mercado em 1933 por Rohm and Haas Company.
Suas propriedades são descritas na literatura quase sempre em comparação ao vidro, e possui as seguintes diferenças:
PMMA é menos denso; sua densidade varia de 1150 à 1190 kg/m3. Isso é menos que a metade da densidade do vidro, que varia de 2400 à 2800 kg/m3.
PMMA tem um maior ponto de impacto que o vidro e não se desfragmenta, mas pode quebrar em grandes pedaços.
PMMA é mais macio e tem menor proteção ao risco que o vidro. Isso pode ser contornado por filmes anti-risco.
PMMA é produzido e processado em temperaturas menores que o vidro: somente 240-250 °C sob pressão atmosférica.
Diferentemente do vidro, PMMA