Travail
A liberdade de uns pode intrometer-se na esfera jurídica de outros. É necessário tomar medidas de protecção dos interesses daqueles que convivem no âmbito da rede.
Uma grande questão é natureza internacional da rede - é um espaço sem fronteiras.
A maioria das redes sociais opera no âmbito internacional podendo um assunto ter tutela jurídica por vários ordenamentos ou por nenhum criando assim situações de vazio jurídico. Um chinês que está nos EUA difama um português sobre uma matéria que em Portugal é considerada crime (difamação por corrupção). São situações que através da internet têm conexão com todos os países de mundo ligados à rede, e portanto é um problema que se tem de resolver.
Outra grande questão é a natureza livre, um espaço sem controlo. Uma vez que as redes sociais são juridicamente muitos imperfeitas podemos encontrar no âmbito nacional alguns mecanismos de tutela jurídica que temos ao nosso dispor. A tutela civil, nomeadamente a responsabilidade civil, e a criminal através de vários crimes que podem ser tipificados (difamação, injuria, calúnia, etc..). Contudo a prova e a autoria do acto é muito difícil de ser encontrada. O caracter útil para as relações sociais e para a valorização das pessoas. As redes são boas contêm conteúdos interessantes, além de facilidades para a vida. Fica exposto que a internet não