Ergonomia
Mário César Ferreira
(*)
"A ação ergonômica consiste essencialmente em operar, partindo da atividade dos sujeitos, um deslocamento de pontos de vista, uma mudança de olhar, uma desmontagem de representações estereotipadas, o que pode renovar a abordagem de concepção dos sistemas técnicos e organizacionais, da formação, etc."
Catherine Teiger, 1992a.
Resumo
Neste texto o "trabalho" é um objeto de trabalho. Mas, longe de qualquer pretensão de viés epistemológico, o objetivo é visitar o conceito de trabalho pela via da ergonomia enquanto disciplina que reivindica o estatuto de estudo científico do trabalho. Tal incursão se apoia no enfoque de dois pontos: (a) a conceituação de trabalho segundo alguns autores representativos da ergonomia e de disciplinas vizinhas; e (b) a identificação dos principais elementos teóricos constitutivos que perpassam os diferentes conceitos. Mostrando que a atividade é noção estruturante do conceito de trabalho em ergonomia, o texto assinala alguns elementos cujas implicações e desafios alimentam o debate, a pesquisa e a intervenção em torno do conceito de trabalho na ergonomia e na sua interface com outras disciplinas. Palavras-chaves: trabalho, atividade, ergonomia.
Abstract
In this text, the "work" is an object of work. Far from any pretension of epistemological bias, the goal is to visit the concept of work by the ergonomics way as a discipline that claims the statute of scientific study of work. This incursion supports itself on two points : (a) the conceptualization of work according to some representative authors of the Ergonomics and neighboring disciplines; and (b) the identification of the main constitutive theoretical elements that permeates the different concepts. Showing that the activity is a structuring notion of the concept of work in ergonomics, the text marks some elements whose implications and challenges feed debate, research