Qualidade de vida no trabalho da secretária
Ao observar uma turma de jovens estudantes nos cursos de secretariado, notaremos que o elemento feminino é o dominante. São jovens munidas de uma férrea determinação para vencer, profissionalizar-se e obter um lugar no mercado de trabalho.
Voltando os olhos para sua formação intelectual e seus deveres, algumas secretárias se esquecem de cuidar de seu aspecto e da sua saúde. Há cuidados pessoais que são essenciais para o bom desempenho de seu trabalho, trazendo-lhe disposição e segurança no cumprimento de seus afazeres.
São cuidados em relação à saúde, à beleza e à boa aparência.
Saúde e alimentação
A saúde depende de uma boa alimentação. Estamos habituados à ingestão de vários alimentos como arroz, feijão, carne, legumes, verduras, frutas e cereais. Por muitas vezes ingerimos quantidades exageradas de alguns e mínimas de outros – o que pode nos tornar pessoas obesas ou enfraquecidas. O ideal é combinar os alimentos adequadamente para se ter uma alimentação equilibrada. É necessário selecionarmos com ponderação os nossos alimentos se quisermos levar uma vida saudável e produtiva.
Um atleta queima um numero de calorias (5000 ao dia) muito maior que uma secretária com idade entre 20 a 30 anos (2300), a qual passa a maior parte do seu tempo sentada diante de sua mesa de trabalho, lidando com máquinas, computadores, calculadoras, anotando ditados, falando ao telefone, etc. Diferente da secretária, o atleta poderá ingerir em maior quantidade de alimentos ticos em calorias porque as gastará mais rapidamente.
A ingestão de maior numero de calorias que se gasta resultará, logicamente, na formação de tecido adiposo (gordura), o qual se acumulara em redor dos quadris, barriga, nádegas, seios e coxas. Portanto, é interessante fazer um pequeno (ou grande) sacrifício e seguir uma dieta equilibrada que forneça ao seu organismo a quantidade certa de proteínas, hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas de que necessita e, também calorias, mas