traumatismo cranio encefalico
Estudo de caso referente à disciplina de Saúde do Adulto, 6ª semestre, turma B, matutino do curso de enfermagem, como pré-requisito parcial de avaliação, orientado pela professora Andréia Reis.
Salvador
2009
Introdução
Neste trabalho iremos fazer um estudo de caso uma paciente idosa com seqüela de AVC, HAS e múltiplas úlceras de pressão.O que nos motivou a escolher esta paciente foi a patologia que a mesma apresenta,o Acidente Vascular Cerebral, que lidera as causas de morte e seqüelas neurológicas em todo mundo. Para se ter uma noção das conseqüências sociais do AVC, em países ocidentais ele é a primeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segunda causa de demência e a terceira causa de morte depois do câncer e doenças cardíacas (M. GIROT ET AL., 2003). Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência (STEPHENS ET AL., 2005).
Temos como objetivos aprofundarmos os nossos conhecimentos teóricos,científicos e práticos nesta área para que possamos desenvolver um planejamento de cuidados de forma mais humana , individualizada e de acordo com a SAE. A Sistematização de Assistência de Enfermagem é a utilização de metodologia cientifica para assistir o ser humano no atendimento de suas Necessidades Humanas Básicas,respeitando a individualidade de cada paciente ou cliente através da aplicação do processo de enfermagem (COFEN 2002) e tem como objetivos: Definir o modelo do processo de enfermagem a ser utilizado em cada instituição; Conduzir os enfermeiros para junto do paciente confirmando seu papel assistencial; Assegurar uma assistência de enfermagem mais humana e individualizada;Promover o retorno ao auto-cuidado:Analise do grau de dependência do paciente ;Direcionar as ações da enfermagem nas 24 horas facilitando a supervisão da equipe; Profissionalizar o cuidado; Qualificar os registros de enfermagem.É uma atividade privativa do enfermeiro,tem como base legais : Decisão COREN/BA/2000, Decisão COREN/BA007/2001 e