Traumas
O trauma é o conjunto das perturbações causadas por um agente físico, de natureza e extensão muito variadas, podendo estar situadas nos diferentes segmentos corpóreos.
Independente de sua melhor definição, o fato é que o trauma é uma doença que representa um problema de saúde pública de grande magnitude no Brasil, que tem provocado forte impacto na mortalidade da população. O número de mortes por acidente está em terceiro lugar no Brasil, apenas atrás das doenças cardiovasculares e do câncer.
Trauma abdominal
Ferimentos que penetram a cavidade abdominal; são extremamente perigosos, pois há possibilidade de afetar órgãos internos importantíssimos para a saúde vital da vítima.
É a região do corpo onde é mais difícil de fazer o diagnóstico correto das lesões traumáticas. Quando não identificado o trauma abdominal é uma das principais causas de morte.
O trauma abdominal divide-se em:
Aberto: lesão de continuidade da pele pode ser penetrante com ou sem lesão interna.
Agentes causadores: arma branca, arma de fogo, fortes impactos...
Fechado: mecanismo indireto da lesão, não apresenta solução de continuidade, percebe-se um trauma abdominal fechado pelo rompimento de veias causando extremidades roxas na pele.
Agentes causadores: colisão, atropelamento, queda...
Medidas de primeiros socorros:
Verificar pulso e vias respiratórias;
Chamar serviço de emergência;
Controlar o sangramento e cobrir todos os ferimentos abertos;
Ficar atento a vômitos, caso isso ocorra, colocar a cabeça em posição lateral;
Manter a pessoa em jejum;
Se houver objeto perfurante estabilizá-lo com faixas para evitar que se movimente;
Trauma Craniano
É uma agressão ao cérebro, causada por ação física externa, que pode produzir alterações no nível de consciência e resultar em comprometimento das habilidades físicas e comportamentais.
A vítima que está com esse tipo de trauma pode ter hematomas na cabeça, ferimentos no couro cabeludo, saída de sangue pelos ouvidos e pelo nariz, hematoma ao