Trauma raquimedular
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
TURMA T2
VANESSA CORREA TORMA
ESTUDO DE CASO
Rio Grande
2013
VANESSA CORREA TORMA
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado no componente Curricular Estágio do Módulo III Orientadora: Juliana Silveira
Rio Grande
2013
1. INTRODUÇÃO
O trauma raquimedular é uma lesão que predomina em adultos jovens do sexo masculino e, pelas características da sua etiologia, sua prevenção pode ser muito efetiva, por meio de campanhas de esclarecimentos junto à população e adoção de medidas de segurança individuais ou coletivas. A abordagem terapêutica do TRM deve ser multidisciplinar, desde o momento do resgate e remoção dos pacientes até a sua fase final de reabilitação.
Até o momento, não existe nenhum tratamento efetivo capaz de restaurar as funções da medula espinhal lesada. O tratamento é realizado para a reabilitação dos pacientes, de modo que todos os esforços devem ser realizados na prevenção desse tipo irreversível de lesão.
No presente trabalho serão feitas observações sobre esse tipo de trauma, levando em consideração as observações feitas e o caso em questão.
Este estudo de caso foi desenvolvido no período de estágio módulo lll, na unidade clínica cirúrgica, sob orientação da docente/enfermeira Juliana Silveira.
Num primeiro momento será apresentado um breve histórico do paciente, seguido da fisiopatologia Trauma raquimedular (TRM), patologia pela qual o paciente acompanhado encontra-se internado. Após, serão descrito os cuidados de enfermagem, dando maior enfoque à atuação do Técnico em Enfermagem. O estudo aqui apresentado tem por objetivo ampliar o conhecimento do técnico em enfermagem em relação ao