Trauma raquimedular
É uma lesão na coluna vertebral, incluindo ou não a medula espinhal e sua raízes nervosas, que pode variar de uma simples dor no pescoço a paralisia dos quatros membros, ou ate a morte. As principais causas estão relacionadas a acidentes automobilísticos, mergulho em agua rasas, quedas, lesões esportivas, agressões e outras. Quanto mais cranial (alta) for a lesão mais grave será o quadro neurológico, porque a medula espinhal é a continuação do nosso cérebro, e é dela que partem as raízes nervosas que vão dar motricidade e sensibilidade do nosso corpo (do pescoço para baixo).
Atuação do Fisioterapeuta
O terapeuta ensina exercícios respiratórios e faz mobilização de todas as articulações, alongando e movendo todo o corpo posicionando o paciente no leito, para que não venha apresentar deformidades. Tudo muito importante para que o paciente passe para uma segunda fase mantendo as articulações saudáveis, mantendo uma boa respiração, já que o paciente pode ter dificuldade em expandir a caixa torácica e prevenindo deformidades.
O objetivo passa a ser ganhar todo o movimento possível, trabalhando tudo que o paciente consegue movimentar, e trabalhando a independência, ensinando como sair da cadeira, como locomover-se, alimentar-se, cuidar da higiene pessoal, não esquecendo da respiração, que é de grande importância. Uma terceira fase é de muito alongamento, mobilizações, colocar o paciente em pé, para dar vivência dessa postura (isso é chamado de ortostaismo). A ressocialização também é muito importante, já que o paciente pode ter uma "vida normal" mesmo após a lesão.
Dentre esses também tem a Hidroterapia, a