Relatório de visita domiciliar
Além de fazer as suas visitas de rotina, Vilma também organiza as visitas de rotina e de urgência (quando necessários) dos profissionais de medicina, enfermagem e da técnica de enfermagem da equipe, já que D. Maria é acamada (papel de mediação, acesso, integralidade).
Na casa, Vilma nos apresenta para a cuidadora de Maria, Jéssica, 34 anos, filha de Maria e para D. Maria, que apesar da dificuldade de falar, nos recebe muito bem. Vilma reforça a necessidade de Maria tomar os medicamentos e fazer os exercícios indicados pela equipe (papel de mediação, promoção da saúde) comentando que já está bem mais fácil de Falar com D. Maria.
Jéssica pergunta sobre a consulta de rotina com o neurologista. Vilma explica que a equipe está acompanhando o pedido de encaminhamento no sistema de regulação (coordenação do cuidado, intersetorialidade), mas que a médica da equipe tem falado com o neurologista por telefone para ajustar o tratamento (coordenação do cuidado).
Vilma, em separado, pergunta para Jéssica se mais alguém está ajudando no cuidado de Maria e houve de Jéssica algumas reclamações de sobrecarga e diz que irá tentar falar com os outros familiares, além de providenciar suporte com a técnica de enfermagem e, se possível, suporte psicológico para Jéssica (orientação familiar, integralidade).
Jéssica refere que às vezes fica difícil fazer a higiene da sua mãe pelas constantes faltas de água naquela parte da vila e Vilma indica procurar ajuda através da associação comunitária que assento no conselho municipal de saúde e