trauma raquimedular
IDENTIFICAÇÃO
Sexo: masculino.
Idade: 37 anos.
Estado civil: casado.
Profissão: garimpeiro.
QUEIXA PRINCIPAL Relato de queda de árvore sobre o corpo
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL Deu entrada na unidade de trauma do Hospital Geral de Roraima na data de 17/02/2011, às 18h13min, com história de acidente de trabalho, no qual uma árvore teria caído sobre ele durante uma atividade no garimpo. Foi socorrido e trazido até esta unidade acompanhado pela irmã.
EXAME FÍSICO O mesmo encontrava-se com pupilas isocóricas e fotorreagentes, com regular estado geral, lúcido e orientado no tempo e no espaço, hidratado e corado. Apresentava sensibilidade acima da linha do mamilo, sugerindo quadro de tetraplegia incompleta.
ESCALA DE GLASGOW
Abertura ocular: espontânea;
Resposta verbal: orientado;
Resposta motora: sem resposta.
Tendo como resultado ECG 10. HIPÓTESE DIAGNÓSTICA Trauma raquimedular
EXAMES COMPLEMENTARES Paciente encaminhado para realização de exames de Raio-X e TC, onde foi constatado fratura de C4 com luxação em 50% de C5, evidenciando lesão de medula cervical baixa.
CONDUTA CLÍNICA Admitido na unidade de terapia semi- intensiva, onde foi mantido com sedação induzida e tração craniana com 10% de seu peso corporal, mantido em decúbito dorsal, mais intubação orotraqueal, sondagem nasoenteral, sondagem vesical de demora e acesso venoso central em subclávia direita, em aguardo para realização da cirurgia de correção da fratura.
TRAUMA RAQUIMEDULAR De todas as lesões traumáticas da coluna vertebral, aproximadamente 55% ocorrem na região cervical, 15% na região torácica, 15% na transição toracolombar e 15% na região lombossacra. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas). O trauma raquimedular é aquele que acomete a coluna vertebral e seu conteúdo: a medula espinhal e as raízes nervosas. O quadro pode variar desde uma simples