trauma raquimedular
É uma lesão na medula espinhal que pode ser completa quando não existi movimento voluntario abaixo do nível da lesão, ou incompleta quando há algum movimento voluntario ou sensação abaixo do nível da lesão. Isso surge em conseqüência ao movimento que se faz com a coluna ou o modo que a pessoa que não sabe qual gravidade e tenta ajuda e acaba prejudicando ou agravando a lesão da vitima.
Isso acontece mais em acidentes dos automobilísticos ou moto ciclístico, mergulho, agressão com arma de fogo ou queda resulta em lesão, Inicialmente considerado que nada poderia ser feito por esses pacientes, mas as atuais melhorias na reabilitação e estabilização da coluna vertebral têm permitido pacientes com lesão medular a recuperar a mobilidade, melhorar a sua qualidade de vida, e conseguir uma sobrevida prolongada. Embora ainda não exista cura para a paralisia, a pesquisa nova a nível celular e genética tem melhorado nossa compreensão dos processos fundamentais envolvidos na evolução da disfunção neurológica após a lesão. Sintomas
Variam conforme área do trauma a lesão da medula espinhal acusa fraqueza e perda sensorial no local do trauma e abaixo, entretanto ela pode causar a lesão da raiz nervosa dessa área o que mais pode ser sentido são aumento de contrações no abdome, nas pernas e também. A gravidade dos sintomas depende de a medula estar gravemente lesionada (completa)ou apenas parcialmente lesionada(incompleta). São vários tipos de sintomas conforme for trauma como, por exemplo, trauma da coluna.
-dor no pescoço ou na costa
-dor ao mexer o pescoço
-dor a palpação da região positivo do pescoço ou da linha media da costa.
-deformidade da coluna vertebral
-paralisia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o incidente...