Tratamentos Térmicos
Vantagens: Podem apresentar formas externas e internas desde a mais simples até a mais complexa; podem apresentar dimensões limitadas somente pelas restrições das instalações onde serão produzidas.
Podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento e tolerância dimensional; possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
A matéria-prima metálica para a produção de peças fundidas é constituída pelas ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e não-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio).
Etapas: 1-Confecção do modelo; consiste em construir um modelo com o formato aproximado da peça a ser fundida. 2-Molde; O molde é o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. Ele é feito de material refratário composto de areia e aglomerante. Esse material é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça a ser fundida. 3-Machos; dispositivo feito de areia, que tem como finalidade formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido. 4-Fusão; Etapa em que acontece a fusão do metal. 5- Vazamento; É o enchimento do molde com o metal líquido.6- Desmoldagem; onde a peça é retirada do molde após ficar um tempo em que a peça solidifica. A retirada pode ser manualmente ou por processos mecânicos. 7-Rebarbação; É a retirada dos canais de alimentação, massalote e rebarbas que se formam durante a fundição. Ela é realizada quando a peça atinge temperaturas próxima às do ambiente. 8- Ambiente; é feita por jatos abrasivos para retirar as incrustações da areia usada na confecção do molde.
Possíveis defeitos: Inclusão da areia do molde nas paredes internas ou