tratamentos termicos
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
JULIE S. DE ALMEIDA
LETÍCIA MENDES GOMES DE OLIVEIRA
MATERIAIS I
TRATAMENTO TÉRMICO DO AÇO
ANÁPOLIS-GO
2014
JULIE S. DE ALMEIDA
LETÍCIA MENDES GOMES DE OLIVEIRA
MATERIAIS I
TRATAMENTO TÉRMICO DO AÇO
Pesquisa nº 01 apresentado à disciplina de e Materiais I do curso de Engenharia Engenharia mecânica do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica, como requisito parcial para avaliação.
Professora: Luzinete Veras Teixeira
ANÁPOLIS-GO
2014
Tratamento térmico
Pode ser definido como o aquecimento ou resfriamento controlado dos materiais feito com a finalidade de alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar a forma do produto final.
Contudo, nem sempre os tratamentos térmicos são intencionais. Algumas vezes, as peças metálicas sofrem tratamentos térmicos, durante a fabricação, passando por ciclos de aquecimento ou resfriamento, que podem alterar suas propriedades de forma prejudicial. Como exemplo podemos citar a operação de soldagem de estruturas de aço, que ao serem aquecidas até temperaturas elevadas podem sofrer tempera e fragilização, na zona termicamente afetada comprometendo a tenacidade da estrutura como um todo.
Da mesma maneira, operações de conformação plástica a frio podem introduzir tensões indesejadas, no interior do material e esgotar sua capacidade de sofrer deformação plástica adicional, tornando-os frágeis.
Os tratamentos térmicos são frequentemente associados com o aumento da resistência do material. Entretanto, podem ser utilizados para alterar características de fabricabilidade, como usinabilidade, estampabilidade ou restauração de dutilidade após intenso processo de conformação a frio.
Pode-se dizer, então, que os tratamentos térmicos são processos de fabricação que facilitam outros processos de fabricação e aumentam o desempenho dos produtos através do aumento da resistência mecânica