tratamentos termicos
Apresentar os tipos de revestimentos que podemos utilizar para aperfeiçoar o desempenho de materiais comuns como, por exemplo, um aço carbono de baixa liga. Esse processo se da na maioria das vezes por tratamento térmico e é muito comum nos dias atuais em diversos setores produtivos.
Esclarecer o que são metais duros, sua estrutura e aplicação com suas características físicas comuns, informar os tipos de tratamentos de superfícies e suas características,
Colocar de forma mais clara como funciona o tratamento de superfícies e demonstrar através de apresentação em sala de aula os tipos e características dos aços inoxidáveis.
INTRODUÇÃO
O tratamento de superfície está à nossa volta. Basta olhar para o lado e identificamos objetos que necessitam dele: utensílios domésticos, objetos de uso diário no escritório (clipes, tesouras e grampos), na arquitetura e construção, nos veículos de todas as espécies e na vida social (adornos, jóias e bijuterias), tornando nossa vida mais agradável em muitos sentidos.
O setor de tratamentos de superfície é muito vasto e têm papel fundamental na prevenção da corrosão e na manutenção, fatores estes cruciais na preservação ambiental, aumentando a durabilidade e a vida útil dos materiais.
Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
Para começarmos a estudar Nitretação e Cementação precisamos adquirir alguns conceitos básicos de Tratamentos Térmicos, Cementação e Nitretação. Tratamento Térmico é a Combinação de operações de aquecimento e resfriamento aplicadas a metais e ligas em estado sólido para obter certas condições ou propriedades desejadas. Cementação é um tratamento que consiste em aumentar a porcentagem de carbono numa fina camada externa da peça.Nitretação é um tratamento termoquímico que