tratamentos termicos
Construção
Mecânica
Tratamentos Térmicos
Instituto Permanente de Educação da Amazônia
Materiais para Construção Mecânica
Professor:
Trabalho de Pesquisa:
Tratamentos Térmicos em Metais
Introdução
As propriedades mecânicas, bem como o desempenho em serviço, de um metal e em especial das ligas dependem da sua composição química, da estrutura cristalina, do histórico de processamento e dos tratamentos térmicos realizados.
De forma simplificada os tratamentos térmicos podem ser descritos por: são ciclos de aquecimento e resfriamento controlados em material metálico (metal ou liga) que causam modificações na microestrutura do mesmo. Essas modificações têm por
consequência
alterações
nas
propriedades
mecânicas
e
no
comportamento em serviço. Os tratamentos térmicos devem sempre envolver ciclos de aquecimento e resfriamento ou, em outras palavras, a aplicação controlada de temperatura. Para a compreensão e principalmente o controle adequado de um tratamento térmico, os principais fatores que devem ser considerados são: a) Aquecimento e resfriamento; b) Tempo de permanência à temperatura; c) Ambiente de aquecimento e resfriamento; d) Proteção das peças.
Tratamentos térmicos em matérias metálicos
O tratamento térmico em metais é um conjunto de operações envolvendo aquecimento, tempo de permanência em determinadas temperaturas e resfriamento sob condições controladas, com o objetivo de melhorar as propriedades do material ou conferir-lhe características pré-determinadas.
Os principais tipos de tratamento térmico associado aos metais são: recozimento, normalização, revenimento e têmpera.
Recozimento
O recozimento consiste no aquecimento da peça até uma temperatura onde haja recristalização e/ou transformação em uma nova fase, seguida de um resfriamento dentro do forno.
Os objetivos do recozimento são:
1- Aliviar tensões;
2- Tornar o material mais mole, dúctil e tenaz;
3- Produzir