Tratamentos de uma ETE
Figura 1: Tanque de equalização
São unidades destinadas a minimizar as variações de vazão e composição dos resíduos líquidos. O tanque de equalização é considerado tratamento primário.
Sua função é homogeneizar o efluente tornando-o, uniforme no pH, temperatura, turbidez, concentração de sólidos, DBO, DQO, cor e etc. Para aumentar as condições de tratabilidade do efluente. Melhorar as condições para quando necessário promover o tratamento químico. Melhorar o rendimento do tratamento biológico. Inibir a formação de maus odores. Quando necessário viabilizar a regularização da vazão. Para manter todos os sólidos em suspensão. E para homogeneização da densidade de potência requerida ∆(5 a 10) w/m3.
A implantação de um tanque de equalização no processo de tratamento existe a suas vantagens que é melhorar o controle operacional do sistema de tratamento, tem baixo custos operacionais, aumento no desempenho das operações e processos (evita sobrecarga orgânica e hidráulica), atenuação dos efeitos de tóxicos (diluição), aumento no desempenho das operações e processos (evita sobrecarga orgânica e hidráulica) e redução de volume nas unidades subsequentes. A implantação são aplicados em unidades de Ind. Têxtil, Ind. Farmacêutica, Curtumes, Ind. de Conservas, Gráfica, tamparia, chapa de aço), Ind. de Tintas Petroquímica, Química, Bebidas, Lavanderias, Galvanoplastia, Papel e celulose, Ind. se Transporte (montadora de veículo), etc.
Figura 2: perfil ilustrativo tanque de equalização
1.11 Regularização de vazão
A variabilidade temporal da precipitação e, consequentemente, da vazão dos rios frequentemente origina situações de déficit hídrico, quando a vazão dos rios é inferior à necessária para atender determinado uso. Em outras situações ocorre o contrário, ou seja, há excesso de vazão. A solução encontrada para reduzir a variabilidade temporal da vazão é a regularização através da