Esta O De Tratamento De Esgoto ETE Uberabinha
A Estação de Tratamento de Esgoto rio Uberabinha está instalada no Município de Uberlândia, na margem direita do rio Uberabinha – corpo receptor do esgoto municipal tratado e principal fonte de abastecimento do município de Uberlândia – próximo (a montante) à confluência com o córrego do Salto. Esta estação é fruto de uns dos resultados do Programa de Despoluição do Rio Uberabinha, que incluiu a implantação de 135 quilômetros de coletores tronco ao longo do município, além de interceptores e emissários.
A ETE Uberabinha foi projetada e implantada com capacidade para atender uma vazão média de 1927l/s em primeira etapa e 2335l/s após conclusão da segunda etapa, atendendo populações de 668299 e 889026 habitantes, respectivamente.
Em função da vazão média de esgoto destinada ao tratamento, a ETE rio Uberabinha está enquadrada na Classe 5 da Deliberação Normativa COPAM 74/2004, código E-03-06-9 (Tratamento de esgoto sanitário): vazão média prevista maior que 400 litros/segundo, o empreendimento em questão é de grande porte e médio potencial poluidor.
A ETE foi concebida para efetuar o tratamento completo do esgoto bruto – Tratamento Preliminar, Tratamento Secundário e Pós-tratamento – para atender uma eficiência de 94% na remoção de matéria orgânica atendendo ao limite de lançamento de DBO estabelecido na DN COPAM 10/86.
Tratamento preliminar
Nesta primeira etapa, o esgoto que chega à estação passa por grades grossas, grades finas mecanizadas, desarenadores mecanizados e medidor de vazão, que ocasiona a remoção de sólidos grosseiros e areia que chegam a estação juntamente com o esgoto afluente. Atualmente são removidos, aproximadamente, duas toneladas de subprodutos deste setor por dia para a vazão média atual de 1000l/s.
Tratamento secundário
Na segunda fase do tratamento, os Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente agem reduzindo a carga orgânica contida nos esgotos, transformando-a em lodo