sociologia
A sociologia é uma das manifestações do pensamento moderno, proveniente da evolução do pensamento científico, que vinha se desdobrando desde Copérnico. No entanto, a sociologia é uma área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico. A sociologia nasce em um contexto histórico complexo, que culmina com o fim da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. Seu surgimento não é uma criação de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
Se por um lado, no princípio a sociologia era considerada uma ciência de muitos métodos e poucos resultados, por outro lado, hoje não há dúvidas quanto aos resultados alcançados. Sua atuação está nas universidades, nas empresas, nos organismos estatais, reafirmando sua realidade.
Entretanto, a existência de interesses opostos na sociedade capitalista penetrou e invadiu a formação da sociologia. As visões de mundo históricas existentes nessa sociedade, sejam elas conservadoras ou radicais eram situações reais com que se deparavam os pioneiros da sociologia.
Deste modo, a sociologia passou a ser empregada como técnica de manutenção das relações dominantes. O pensamento de inúmeros sociólogos serviram para dar embasamento às práticas das grandes empresas, do Estado moderno, dos partidos políticos, à luta cotidiana pela preservação das estruturas econômicas, políticas e culturais do capitalismo moderno. Por sua vez, o pensamento sociológico não é autônomo, pois suas atividades, sendo financiadas por complexas organizações privadas ou estatais, estabelecem os objetivos e as finalidades da produção desse conhecimento.
Entretanto, a absorção do sociólogo moderno na luta pela manutenção das relações de dominação, burocratizando e domesticando seu trabalho, é um fenômeno recente: a partir da Segunda Guerra Mundial. Anteriormente, algumas ciências