tratamentos de superficie
1. 1. Histórico.
Tratamento de Superfícies é um depósito de materiais mais nobres sobre peças de material menos nobre visando proteger, decorar e/ou atender outras especificações. Pode ser eletrolítico ou químico
Quando este depósito é via corrente elétrica se chama Eletrolítico. Sendo esse depósito metálico denomina-se Galvanoplastia. Quando esse depósito é Orgânico denomina-se Pintura Cataforética ou KTL.
2. 2. Objetivo.
É de grande importância que o material seja preparado adequadamente antes de ser entregue ao galvanizador. Abaixo relacionamos alguns itens com orientação, que deverão ser observados, para que se obtenha um perfeito Tratamento de Superfície.
3. 3. Geometria
Importância do Desenho das Peças
O sucesso de uma peça de plástico para cromação, começa com o formato da mesma. Para que se obtenham peças que permitam boa aderência, distribuição adequada das camadas etc., o projetista deverá ter boas noções das necessidades da galvanoplastia, inclusive prevendo a forma de fixação na gancheiras. Com referência ao comportamento funcional das peças, a espessura da parede é de grande importância, devido à relação existente entre a espessura de parede da peça e a adesão galvânica.
Outro ponto importante é a uniformidade das camadas em toda a peça. A maior uniformidade de espessura das camadas ajuda a resistência à corrosão e outras características de resistência mecânica.
Nesse caso, o desenhista deve ter bastante preocupação com a posição da peça no banho, e a distribuição de corrente elétrica sobre ela, para que, através de modificações no desenho, consiga reduzir os problemas de penetração, má distribuição de camadas, queima das pontas, etc. Ainda é importante alertar ao desenhista, sobre as tolerâncias de furos e encaixes que são alterados durante o processo de cromação. Deve-se pensar também na drenagem das soluções através de orifícios ou do próprio formato da