Tratamento térmico
O controle das propriedades do fio durante o processo de trefilação é necessário para que não ocorram rupturas, e para que o mesmo, ao final, apresente características dimensionais, mecânicas e metalúrgicas exigidas.
No decorrer do processo de trefilação o fio sofre um efeito de aumento da sua resistência mecânica e de redução da sua ductilidade, devido à deformação plástica, caracterizando o encruamento. Acima de cer-to grau não é possível, no encruamento, trabalhar o fio sendo necessária a aplicação de um tratamento tér-mico chamado de recozimento.
(Bresciane – pag 104)
Os tratamentos térmicos são operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinados. As propriedades dos aços dependem, em princípio, da sua estrutura. Os tratamentos térmicos modificam, em maior ou menor escala, a estrutura dos aços, resultando, em consequência na alteração mais ou menos pronunciada, de suas propri-edades. Cada uma das estruturas obtidas apresentam seus característicos próprios, que se transferem ao aço, conforme a estrutura ou combinação de estrutura presentes. Os principais objetivos dos tratamentos térmi-cos são os seguintes:
- Remoção de tensões internas; - Aumento ou diminuição da dureza; - Aumento da resistência mecânica; - Melhora da ductilidade; - Melhora da usinabilidade; - Melhora da resistência ao desgaste; - Melhora das propriedades de corte; - Melhora da resistência à corrosão; - Melhora da resistência ao calor; - Modificação das propriedades elétricas e magnéticas. Em geral, a melhora de uma ou mais propriedades, mediante um determinado tratamento térmico, é conseguida com prejuízo de outras. Por exemplo, o aumento da ductilidade provoca simultaneamente queda nos valores de dureza e resistência à tração. É necessário,