Tratamento Térmico
UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Estatística I
Laboratório de Tratamentos Térmicos
Autor(es):
Marcelle Rosseau
Rebeca Garuti
Ricardo Rizzi
Rômulo Fratejane
Samuel Guimarães
Saulo Almeida
Thales Pereira
Thaline Fonseca
Vitor Conde
Professor(a): Tatiana Ribeiro
Turma: v3
Volta Redonda, 13 de maio de 2014
Introdução
Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades físicas ou mecânicas, sem alterar a forma do produto final.
Uma mola espiral, por exemplo, necessita ser tratada termicamente para ser utilizada no sistema de suspensão de um veículo automotor. Ao ser comprimida na passagem do veículo por uma lombada, a mola acumula energia amortecendo o movimento da roda. Após a passagem pela lombada a mola se estende devolvendo a energia acumulada e fazendo a roda do veículo retornar a sua posição inicial. O tratamento térmico permite que a mola sofra deformação elástica sem perder sua forma e geometria original.
Desenvolvimento
O tempo, a velocidade de resfriamento (ou aquecimento) e a temperatura são importantes para determinar as características do ciclo térmico de cada material, assim como influenciam na estrutura do material. Se o mesmo esfria ou esquenta rápido (provocando dilatação), cria-se um gradiente de temperatura, que provoca tensões internas e pode levar a trincamentos.
Equipamentos de segurança:
Alguns equipamentos de segurança que vimos no laboratório e que servem para proteção são:
Luvas de raspa
Luvas de alta temperatura
Avental de raspa
Óculos de segurança
Protetor facial com capacete
Vestimenta para altas