Finalidade de Avaliação Em busca de algumas alternativas
Mudança de Praticas
O que precisamos hoje não é tanto uma nova relação de ideias, mas sim atitudes sobre a realidade, força material é quando todos se organizam sobre as ideias assumidas.
Mudar a pratica é inovar assumir responsabilidades, pois reclamações é o que não falta novas ideias abrem a possibilidade de mudança, mas não muda, o que muda a realidade é a pratica.
Essa conscientização é um longo processo de ação-reflexão-ação e não só de uma vez. As ideias se enraizar a partir da tentativa de coloca las em pratica. Mudanças dependem de instancias superiores aos professores e a escola, mais tem coisas que podem ser feitas pelos professores:
- Abrir mão do autoritarismo sobre a avaliação
- Rever métodos de ensino
- Alterar a postura de ante dos resultados da avaliação
- Criar novas metodologias entre professores e pais
1° Linha de Ação. Alterar metodologia de trabalho em sala de aula.
A origem de muitos problemas em sala de aula são as praticas pedagógicas ultrapassada, deve-se desenvolver um conteúdo mais significativo e uma metodologia mais participativa. Enquanto o professor não mudar a forma de trabalhar em sala de aula torna-se quase que impossível mudar pratica de avaliação formal decorativa, autoritário, repetitiva e sem sentido. A criatividade é fundamental na formação de educadores e cidadão, mas tendo como métodos a repetição e reprodução impossibilita os alunos expressarem suas ideias e compreensão critica nem o dialogo.
a) Sentido para o conhecimento:
Tem ocorrido uma inversão de avaliação de um meio de acompanhamento, de um processo que acabou se transformando no fim desse processo, na pratica do aluno e da escola. Trata-se da questão do estudar para passar e não para aprender. Os alunos precisariam se orientados para que se tenha um sentido ao estudo, esse sentido encontra-se na tríplice articulação,