Planejamento estratégico
Aspectos teóricos:
1.1- A natureza e finalidade do planejamento:
A natureza essencial do planejamento pode ser compreendida através dos seus quatro principais aspectos: contribuição ao objetivos, supremacia do planejamento, sua influência generalizada e a eficiência dos planos. A finalidade de todo planejamento, e de cada plano derivado, é facilitar a consecução dos objetivos empresariais. Este princípio decorre da natureza do empreendimento organizado, que existe para cumprir uma finalidade grupal através de uma cooperação premeditada.
1.2- Conceitos de planejamento e de sistema:
Planejamento: Processo de estabelecer objetivos e as linhas de ação adequadas para alcança-los, figura como a principal função administrativa.
Sistema: Conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todo complexo ou unitário é um todo organizado ou complexo.
1.3- Princípios e filosofia do planejamento:
Princípios:
Filosofia do planejamento:
1.4- Tipos de planos:
Planos estratégicos: Exige uma visão externa a empresa, de oportunidades e ameaças, exige que se olhe dentro da empresa a procura de pontos fracos e fortes, exige uma visão demorada e tende a ser uma responsabilidade de alta administração porém reflete uma mentalidade útil em todos os níveis.
Planos operacionais: Consiste em restrições determinadas pelos métodos e procedimentos em restrições de verbas chamadas orçamentos e em restrições de tempos chamadas cronogramas.
Planos táticos: Consiste em um projeto a médio prazo,envolve cada departamento da empresa, planos para obtenção de resultados chave e planos genéricos.
1.5- Diferenças básicas entre os três tipos de planejamento: O estratégico é o planejamento mais básico e de maior alcance que os gerentes fazem para suas empresas é mais amplo e abrangente da organização é a longo prazo. O tático é planejamento feito em nível departamental é mais genérico e mais detalhado e geralmente