Tratamento termico
TECNOLOGO EM POLÍMEROS
NITRETAÇÃO: tratamento termoquímico
Mauá
NITRETAÇÃO: tratamento termoquímico
Trabalho apresentado no Componente Curricular Usinagem, do curso Tecnólogo em Polímeros na Faculdade de Tecnologia de Mauá, como trabalho semestral a fim de aprovação na matéria.
PROFESSOR CARLOS
Mauá
2010
Endurecimento Superficial
Os processos de endurecimento superficial são processos que visam a obtenção de peças de aço dotadas de uma fina camada superficial de elevada dureza, mantendo ao mesmo tempo um núcleo com dureza relativamente baixa. Como conseqüências terão uma camada superficial com alta resistência ao desgaste, alta resistência a esforços de compressão e alta resistência à fadiga. Em contrapartida, pelo fato de termos um núcleo de dureza baixa, teremos uma peça com boa tenacidade.
Os processos de endurecimento superficial podem ser divididos em duas categorias distintas, aqueles que envolvem alteração da composição química da camada superficial (cementação e nitretação) e aqueles que envolvem o rápido aquecimento e a têmpera posterior desta mesma camada (têmpera por chama, têmpera por indução).
Nitretação
O processo de nitretação é um processo que a exemplo da cementação também altera a composição de uma camada superficial do aço. Entretanto, ao contrário da cementação, a camada nitretada não necessita ser temperada, tendo em vista que os nitretos que se formam já possuem dureza elevada.
A camada nitretada tem menor espessura do que a cementada, raramente ultrapassando 0,8 mm, caso contrário os tempos seriam muito grandes o que torna o método antieconômico.
Historicamente, o desenvolvimento do processo de endurecimento superficial pela introdução de nitrogênio por difusão no estado sólido é creditado a Adolph Machlet que depositou a primeira patente em 1908, reconhecida em 24 de