tratamento termico
As praticas de tratamento térmico como todas as praticas de metalúrgicas tem evoluído consideravelmente. Na década de 70 ocorreu à crise de petróleo, varias outras técnicas foram adotadas, visando principalmente à crise da energia.
Algumas delas são:
Crescente do leito de fluidizado, mini processadores e computadores para controle e operação de forno, Recuperadores de Calor, Técnicas de Têmpera superficial por indução, elevação de temperatura com limes consideráveis para redução de ciclo de tratamento e utilização de polímeros, liquefeitos, em lugar de óleos. são diversos equipamentos e acessórios para realização do tratamento térmico.
Tenazes são ferramentas imprescindíveis para serviços gerais, alem das tenazes outro dispositivo de grande utilização é o gancho.
Os fornos empregados em tratamento térmico abrangem duas categorias principais:
Fornos intermitentes e fornos contínuos
As variedades importantes do forno intermitentes são:
Forno de caixa, fornos de fundo móvel, fornos de elevador, fornos sino, forno poço, fornos de banho de sal, forno a vácuo, fornos de leito de fluidização.
Todos eles possuem uma câmera de aço reforçado, com isolamento térmico, um sistema térmico e aberturas para acesso as câmaras de aquecimento.
Os fornos para serem aquecidos utilizam-se combustíveis liquidos(óleo), gás ou eletricidade outro tipo de aquecimento é através de tubos radiantes
Os fornos contínuos , utilizados em grandes series, contêm, em principio as mesmas componentes básicos, a diferença é que esses equipamentos operam de modo continuo, ou seja as peças a serem tratadas se movimentam continuamente.
Alguns tipos de fornos contínuos são:
Fornos com correia transportadora, fornos de soleira móvel com roletes, fornos com vigas movediças, fornos munidos de empurradores e fornos com soleira giratória ou vibratória.
O aquecimento é, como se viu, fator de fundamental importância no tratamento térmico .
Há alguns tipos