Tratamento fisioterapêutico na artrite reumatóide
Os objetivos principais do tratamento são:
Prevenir ou controlar a lesão articular, prevenir a perda de função e diminuir a dor, tentando maximizar a qualidade de vida destes pacientes. A remissão completa, apesar de ser o objetivo final do tratamento, raramente é alcançada.
O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado pois vai variar conforme a apresentação da doença. Mas de forma geral, os objetivos da fisioterapia para artrite reumatóide serão diminuir a dor e o incomodo causado pela doença e melhorar a movimentação das articulações, fortalecendo os músculos.
Para tal, o fisioterapeuta poderá recorrer ao uso de aparelhos de eletroterapia como ultra-som, diatermia e TENS e ao uso de gelo ou de fontes de calor como a parafina e bolsas de água quente, por exemplo. Uma terapia que tem demonstrado muitos bons resultados é ahidroterapia pois há associação do calor com os exercícios que trazem alívio dos sintomas e uma melhora progressiva.
É indispensável realizar a mobilização articular passiva em cada articulação afetada pela doença.
Quando houver dor aguda e sinais e inflamação deve-se dar preferência ao uso de calor no tratamento da artrite reumatóide pois este irá aliviar a dor e relaxar os músculos, sendo especialmente indicado para tratamentos realizados logo pela manhã ou em dias mais frios, onde a musculatura tende a ficar mais tensa e agravar os sintomas da doença. O gelo é uma boa opção mas nem sempre é indicado no tratamento da artrite reumatóide, devendo ser utilizado após a prática de exercícios extenuantes, que devem ser sempre