Uniao europeia
Em 1951, o bloco caminha para a integração de novos países, já que a Europa estava em pleno processo de reconstrução com bilhões de dólares do plano Marshall formando uma verdadeira barreira ao socialismo da URSS.Com o tratado de paris foi instituído o CECA (Comunidade européia do carvão e do aço) . O bloco agora passa a ter seis membro que são: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália e Alemanha Ocidental, já que a Alemanha Oriental estava sobre controle da URSS. Dentre os objetivos de criação da CECA estava o aumento do fluxo de carvão, aço e minérios para a reconstrução das indústrias de base na europa recém destruída na segunda guerra mundial.
Em 1957 foi firmado outro acordo. O Tratado de Roma. Nesse tratado ocorre a substituição do nome CECA para CEE (Comunidade Econômica Européia) e entra em vigor o EURATOM (Comunidade Européia de Energia Atômica) que tem como objetivo alcançar a independência energética por meio da energia atômica. Além do Euratom, foi estabelecido o PAC (Política Agrícola Comum) que tem como objetivo promover a livre circulação de produtos agrícolas entre os países membros e estabelecer medidas protecionistas que preservam a economia dos agricultores europeus contra os baixos preços praticados por outros países do resto do mundo. Até então estava instituído a Europa dos SEIS.
Em 1973 novos países integram ao bloco, que são: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. Em 1981, foi a vez da entrada da Grécia, e em 1986 Portugal e Espanha. Forma-se a Europa dos DOZE. Em 1985 foi firmado o Tratado de Schengem, que permite a livre circulação de pessoas entre os Estados