fisioterapia
Denominam-se doenças reumáticas um grupo de moléstias que se caracterizam por dor e rigidez em algum setor do aparelho locomotor, incluindo as doenças difusas do tecido conjuntivo, que podem também acometer outros órgãos e sistemas e que estão também relacionados com os distúrbios do sistema imunológico, que passam a reagir contra uma célula, tecido ou outro antígeno do próprio organismo. As causas dessas doenças reumatológicas estão geralmente relacionadas com alguma característica específica, como idade, e a evolução das doenças ocorre de forma crônica. As doenças reumatológicas podem ser classificadas da seguinte forma:
*Doenças articulares, são divididas em doenças inflamatórias: artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, febre reumática, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, síndrome de Reiter, síndrome de Sjogren; E as vasculites e doenças sistêmicas: lupus eritematoso sistêmico, esclerodermia e dermatopoliomiosite.
*Doenças infecciosas e tuberculósicas: artrite infecciosa e artrite tuberculósica.
*Artropatias degenerativas: artrose primária e artrose secundária.
*Artropatias metabólicas: gota e pseudogota (ATRA).
*Doenças extra-articulares: fibromialgia.
*Doenças ósseas: osteoporose. Como as doenças reumatológicas podem estar interligadas a outros sistemas, como o sistema imunológico, os exames laboratoriais são utilizados como auxiliar para o diagnóstico e o tratamento de doenças reumáticas. É importante que o fisioterapeuta tenha conhecimento de tais exames. O hemograma auxilia na diferenciação entre processos inflamatórios, neoplásicos ou infecciosos. Também é importante que o fisioterapeuta tenha conhecimento da terapia medicamentosa utilizada nos pacientes portadores de doenças reumatológicas. A atuação do fisioterapeuta na área reumatológica tem o objetivo de minimizar as dores e incapacidades geradas por tais doenças por meio da utilização de recursos eletro analgésicos, aplicação de técnicas de