Resenha do texto Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual, de Kathryn WOODWARD
O texto , Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual, de Kathryn WOODWARD, p. 7-72. In: SILVA,Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, 133p.. (org. e trad.).
Dados Bibliográficos: O livro identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, foi escrito por três autores. O capitulo I , escrito por Kathryn Woodward, o capitulo II por Tomaz Tadeu da Silva ( o organizador da obra e ) e o capitulo III por Stuart Hall
Kathryn Woodward, em “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”,oferece uma introdução sobre os principais elementos que configuram a questão da identidade e da diferença. Ela discute a relação estreita entre os conceitos de identidade e diferença , como são definidos bem como explora as relações entre identidade e subjetividade.
No texto, a autora parte do problema étnico iugoslavo para tecer considerações sobre identidade e representação. A autora , citando Stuart Hall (1977ª), apresenta a representação como mecanismo simbólico para classificar o mundo e nossas relações em seu interior ( dentro desse mundo). Ela coloca que a identidade é relacional,isto é , depende para existir de algo fora dela, de uma outra identidade que ela não é.A identidade se distingue pelo que ela não é, sendo marcada pela diferença.
O outro não é o que eu defino como sendo o outro, o que pensa que seja o outro é apenas uma representação que faço dele.Disso se conclui que o outro encontra-se representado embora também represente.
A identidade e a diferença têm que ser representadas, pois é a partir da representação que adquirem sentido: “ é também por meio da representação que a identidade e a diferença se ligam ao sistema de poder. Quem tem poder de representar tem o poder de definir e determinar identidade”.
A autora diz que existe