TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EXPERIMENTAIS
Engenharia Química
Laboratório de Físico-Química Experimental
TRATAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS EXPERIMENTAIS
Professor: Marcelo
Belo Horizonte
07.08.2013
1. INTRODUÇÃO
A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para se lidar, racionalmente com situações sujeitas a incertezas. A Estatística pode ser considerada como um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve a planificação de experiências, a recolha e organização de dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação de informação.
Por vezes, a Estatística, é considerada um ramo da Matemática, que tem como principais objetivos obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações entre eles, proporcionando conclusões e previsões. É também uma ciência de desenvolvimento de conhecimento humano através do uso de dados empíricos. Baseia se na teoria estatística, um ramo da matemática aplicada. Na teoria estatística, o aleatório e a incerteza são modelados pela teoria das probabilidades.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, o resumo e a interpretação de observações. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em suportes digitais e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a investigadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los no desenvolvimento das suas atividades. O processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhado pelo rápido desenvolvimento de novos recursos, técnicas e metodologias de análise de dados.[1]
2. OBJETIVOS
Estudar a dependência funcional entre altura e volume de um tubo de vidro, para ilustrar a teoria desenvolvida para o tratamento de dados experimentais.