Tratamento em lombalgia
LARISSA MOURA DOS SANTOS
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE LOMBALGIA OCASIONADO PÓS FRATURA DE L1: ESTUDO DE CASO
Artigo científico apresentado a disciplina de fisioterapia aplicada à ortopedia e traumatologia, ministrada pelo Prof. Walderi Monteiro, do curso de fisioterapia da Universidade Tiradentes- Unit.
Aracaju
2010
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE LOMBALGIA OCASIONADO PÓS FRATURA DE L1: ESTUDO DE CASO
Chiara Andrade Silva e Larissa Moura dos Santos
RESUMO
As fraturas de L1 são as mais incidentes entre todos os traumas da coluna toracolombar, provocando tensão na musculatura ao seu redor e causando muitas dores após a sua consolidação. O objetivo do estudo foi analisar um tratamento fisioterapêutico para lombalgia provocada por fratura de L1. O estudo foi realizado no Centro de Reabilitação Ninota Garcia da Universidade Tiradentes, no período de fevereiro e março de 2010. No qual foram realizadas 8 sessões de fisioterapia. Foi adotado segundo fundamentação teórica alguns recursos para o alívio das algias, a diminuição das tensões musculares, aumento de flexibilidade e ganho de força da musculatura suporte da coluna lombar. Observou-se uma analgesia e um ganho significativo na flexibilidade devido aos alongamentos, e na força devida a cinesioterapia durante o curto tempo de tratamento, utilizando para verificação desses resultados a goniometria e os testes de flexibilidade e força. Conclui-se então que a fisioterapia teve um bom resultado e trouxe ao paciente uma recuperação rápida e eficiente.
Palavras chave: Lombalgias, fraturas de L1, fisioterapia.
INTRODUÇÃO
O tronco é quem sustenta o corpo e a coluna vertebral é o seu eixo central, essa estrutura é formada por um conjunto de ossos sobrepostos e fixados através de músculos e ligamentos que além de sustentação tem como função proteger a medula espinhal. “A coluna vertebral é o eixo do corpo e deve conciliar dois